Olá, está página é restrita. Se você é nosso cliente faça seu login logo abaixo:

Hospedagem de Sites: descubra o que é e como funciona.

 Para que um site possa ser acessado na internet, ele precisa estar disponível em um lugar, que neste caso chamamos de servidor. Um servidor é um computador, parecido com o que utilizamos em casa, mas especializado em armazenar arquivos e deixá-los disponíveis para serem acessados por outros computadores.

Sendo assim, o termo hospedagem de site está relacionado ao servidor que armazena e disponibiliza determinado site na internet. Um site é um conjunto de arquivos que pode ser baixado e lido por programas especializados, chamados de navegadores ou browsers. Se os arquivos que compõem um site estão armazenados em determinado servidor, dizemos que ele está hospedado neste servidor. É possível configurar qualquer computador para se tornar um servidor e publicar um site na internet, porém vamos encontrar vários inconvenientes ao fazer isso. Por esse motivo é que existem empresas de hospedagem de sites na internet. Essas empresas mantêm o que chamamos de parques de servidores ou data centers. Tratam-se de lugares especializados em manter centenas ou até mesmo milhares de servidores em funcionamento, garantindo a segurança dos dados e disponibilidade dos sites em tempo integral.

Recursos de uma Hospedagem de Sites

Uma hospedagem possui diversos recursos, que costumam variar conforme os tipos de hospedagem e os planos oferecidos por cada empresa. Vamos detalhar neste artigo os principais recursos que deve-se analisar ao contratar uma hospedagem de sites: espaço em disco, transferência, domínios e e-mail. 

Espaço em disco

O espaço em disco está relacionado à quantidade de espaço que um site pode utilizar no servidor e é medido em Megabytes (MB) ou Gigabytes (GB). Algumas hospedagens oferecem limites específicos, enquanto outras oferecem hospedagem ilimitada. O mais importante ao analisar um plano é entender:

  • Se o espaço será suficiente para armazenar os arquivos do seu site
  • Se o espaço oferecido inclui também o e-mail, pois este tende a usar muito espaço

As melhores hospedagens de sites costumam oferecer bons espaços em disco, mesmo em planos mais baratos. Fique atento, no entanto, pois empresas pequenas ou que oferecem hospedagem grátis limitam bastante este recurso.

 

Também é importante saber que não existe hospedagem ilimitada, ou pelo menos não no sentido de “infinita”, como costuma parecer. Quando uma empresa oferece uma hospedagem de sites com espaço em disco ilimitado, está informando que não há um espaço definido de armazenamento para o seu site, mas não que você tem todo o espaço do mundo para inserir ar

Esta regra se aplica principalmente à hospedagem compartilhada, que as empresas costumam se referir como hospedagem de sites. Em servidores dedicados e VPS o espaço em disco é sempre definido, pois é exclusivo para cada cliente, enquanto na hospedagem compartilhada centenas de clientes dividem os mesmos recursos.